terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A morte do cisne

A coreografia "A Morte do Cisne" foi criada por Mikhail Fokine em 1905 especialmente para a famosa bailarina russa Anna Pavlova, membro do Balé Imperial Russo. Foi seu primeiro sucesso e se tornou sua marca registrada. A trilha, também criada para o espetáculo, é de Cammille Saint-Säens.

No programa "Se ela dança eu danço", um destes reality shows que viraram febre, um moço chamado Jonh Lennon da Silva tem o "atrevimento" de querer dar a sua interpretação à obra clássica. Morador da periferia e dançarino de street dance, ele conheceu a trilha do espetáculo num projeto vocacional criado pela Prefeitura de São Paulo que leva as mais diversas linguagens artísticas para os CEU´s espalhados pela cidade. É um projeto interessantíssimo de arte-educação.
Mas voltando à ousadia de Jonh Lennon... ele foi ao programa do SBT mostrar "sua dança". Parecia não ter preocupações estéticas ou intimidar-se com as piadinhas e sarcasmo do jurado. Ele estava autoconfiante. Eis um registro de sua audição:

Jonh Lennon me fez chorar pela beleza da sua dança, da sua sensibilidade e ousadia... mas, principalmente, por me dar a certeza do poder transformador da arte, do seu caráter democrático, da sua capacidade de revelar.

Fora isso, o vídeo permite uma série de outras análises. É um vídeo educativo, ousaria dizer. Mas agora o que importa pra mim é o sentir... só sentir, sem analisar. Sinta também...

Um comentário:

  1. CA-RA-LHO! Tô chocada! Muito emocionante... sério, uma das coisas mais lindas que já vi!

    ResponderExcluir