segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Musas


Estava meio sem inspiração para escrever sobre amenidades nos últimos dias. A mente estava embotada... imersa em trabalho e problemas. Mas hoje, ao ler no The New York Times uma matéria que relatava a parceria inigualável entre Pedro Almodóvar e Penélope Cruz, me senti inspirada a escrever.

Eu adoro o Almodóvar. Adoro seus filmes... sua poesia e crueza, acidez e doçura. Adoro como ele retrata os dramas do cotidiano e cria personagens complexos e assutadoramente humanos.

Uma coisa me chamou atenção na matéria e despertou o desejo de escrever. Eis a resposta do cineasta quando o repórter lhe perguntou se Cruz era sua musa:

"Bem, sim. Ela é uma musa para mim no sentido de que uma musa é alguém que o torna melhor do que você é. Acho que sou um diretor melhor com ela, porque ela acredita que eu sou melhor do que eu sou, e essa fé cega me dá muita força".

Eu nunca havia pensado no termo "musa" com esse sentido. Hoje ele é utilizado de maneira vulgar, que nada tem a ver com a poesia do Almodóvar. Adorei a resposta.

Imediatamente me pus a pensar quem são as musas da minha vida. Quais são as pessoas que acreditam que sou melhor do realmente sou. E que acreditando, tendo fé em mim... acabam me ajudando a ser de fato melhor do que poderia ser, caso ela não existisse com a sua fé.

Acho que tenho muitas musas e "musos". Tento diariamente corresponder à fé que depositam em mim. Todos os dias procuro fazer jus ao amor que recebo e agradeço comovida... porque pior do que aquele que não sabe amar, é quem não sabe ser amado. Estou em processo de aprendizagem dessas duas coisas faz algum tempo, e preciso aprender mais. Mas dá um trabalho...

O que eu já aprendi é que não tem coisa melhor do que alguém ter fé em você. E que é um desafio diário ter fé em alguém... ajudar a transformar o que poderia ser cinza em matéria viva e ardente.

4 comentários:

  1. Ai tia... sem sombra de dúvida sua família é uma grande musa na minha vida!!!
    Obrigada pelo amor de todo dia... ele faz arder uma centelha no coração diariamente.
    Amoooooo

    ResponderExcluir
  2. "Não se mova", um dos melhores trabalhos de Penélope

    ResponderExcluir
  3. que lindo, que lindo! "ajudar a transformar o que poderia ser cinza em matéria viva e ardente." tentarei aprendere sobre isso... bjs

    flavinha

    ResponderExcluir