quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dama, Vale e Rei... Você Perdeu!


Na segunda-feira fui à casa de um amigo comemorar seu ingresso no mestrado. Ele é um menino prodígio, ex-seminarista, estudante de Filosofia e Artes do Corpo aqui na PUC. Fomos brindar mais esta conquista na sua vida... e brindar com quem se gosta não tem preço.

Chegando lá, nos abraçamos, sorrimos... e de repente a sala foi inundada por um perfume inebriante... era Bethânia e sua música que encheu o ar de um aroma escarlate. O cd: Tua. As músicas: Dama, Valete e Rei (Ruthinaldo e Paulo Gracindo) e Você perdeu (Márcio Valverde e Nélio Rosa).

Eu nunca tinha ouvido, achava que era uma música só tamanha a relação entre as duas. Bethânia tem um feeling ímpar pra certas proezas... unir e dar sentido a duas coisas, fazendo-as parecer uma só. Fusão, sem ônus para nenhuma das partes. A primeira música ela declama poeticamente... a segunda ela canta, como ninguém seria capaz de fazer. As letras dizem muito e tenho certeza que ela não as escolheu e fundiu a toa. É lindo de ouvir... é lindo de ler.

Quem nasceu valete
Não se mete a rei
O amor não vale trinca
Com a sorte não se brinca
E eu brinquei

O meu castelo
Eu fiz na lama
Era falsa a minha dama
Vou procurar esquecer
Ela foi o blefe
Que eu paguei pra ver.

Noves fora, quase nada
E era de vidro o anel
Meia volta na ciranda
Não há estrelas no céu
Não tem saudade nem mágoa
Meu amor fala outra língua
De você o que naufraga
De você só o que míngua
Sua graça não me anima
O meu pranto não é seu
Já dobrei aquela esquina
Onde você me perdeu

Foi você quem se perdeu de mim
Foi você quem se perdeu
Foi você quem perdeu
Você perdeu

Vou dizer num verso breve
Pra por num samba-canção
Que hoje a minha vida é leve
Sem você no coração
Hoje tenho quem desvele
Quem me vista à fantasia
Quem escreva em minha pele
Coisas que eu não lhe diria
Hoje a minha vida rima
E agradeço àquele adeus
Que eu vi naquela esquina
Em que você me perdeu

Foi você quem se perdeu de mim
Foi você quem se perdeu
Foi você quem perdeu
Você perdeu

"Música é perfume"... Bethânia já dizia. Ela inunda e marca... as lembranças e a vida.

Um comentário:

  1. Música linda... momento lindo... e ontem ainda foi uma maravilha sair de sua casa e ir direto para o show de Bethania: Uma maravilha... continuei na mesma energia... de Santo Amaro da Purificação!
    Beijos

    ResponderExcluir