sábado, 26 de dezembro de 2009

O que é o natal?


Eu nunca tive estas frescuras de espírito natalino e coisa e tal. Sempre achei a ocasião bem chata, triste e muito fake. Não mando cartão ou ligo pra ninguém pra desejar feliz natal. Acho isso uma bobagem. O natal definitivamente não me comove.

No natal as pessoas se revestem de uma bondade e compaixão hipócritas, na maioria dos casos. Acham que em uma noite ou semana podem se redimir de toda aspereza, indiferença e vilania que distribuiram durante ano. Fazem tipo, escrevem cartões e fazem ligações com o único intuito de se sentirem melhor. É uma bondade egoísta, que na verdade só tem o propósito de aliviar o peso dos erros cometidos e tentar "comungar" com Deus. Procuram ficar próximos dos familiares que evitam durante todo o ano, dão dinheiro no semáforo, distribuem presentes em orfanatos, visitam doentes em hospitais, distribuem comida para moradores de rua... com o único fim de subir mais um degrau com destino ao céu.

Além destes, têm aqueles que se aproveitam da ocasião, em que teoricamente os corações estão amolecidos e o perdão é propalado por todos, para buscarem a redenção. Mais uma vez as pessoas se aproveitam do momento para agirem em benefício próprio. Não pensam no outro. Pensam em si mesmos e só. Querem se sentir bem consigo mesmo e saem procurando alguém que possa lhe fazer essa gentileza, que possa lhe aliviar a alma e o coração. É patético.

Que espírito de natal é esse? Cristãs ou não, o que se passa na cabeça e no coração das pessoas? Fico a me perguntar... acho que nunca saberei, afinal de contas minha avó já dizia: "Coração de gente é terra que ninguém habita..."

2 comentários:

  1. Muito desacreditado...muito cético...muita raiva, a raiva é um sentimento puro, mas perigoso...ela cega da mesma forma que o amor.

    Suas palavras hoje são tristes...podem até ser verdadeiras, mas só te mostram triste e magoada.

    ResponderExcluir
  2. Quem dera se todo ser humano amargo, tivesse a sua doçura, minha amiga. Com certeza, o mundo seria bem menos triste, se todos sorrisem com a alma que os seus olhos sorriem!

    Assino embaixo na análise natalina.

    Com amor, sorrisos e doçura!
    Lorena

    ResponderExcluir