sexta-feira, 28 de maio de 2010

São Paulo é São Paulo...


e o carioca não é o tal!

Assim como aquela matéria especial de Veja, eu tenho 500 razões para amar São Paulo. A maior delas é sem dúvida o que a cidade pode proporciona em termos de enriquecimento cultural. Quando falo em enriquecimento cultural, falo de tudo: da diversidade cultural, sexual, gastronômica, das infinitas possibilidades de lazer, da produção intelectual e etc. Falo de tudo.

Um exemplo dos mais contundentes é o que está acontecendo aqui a partir de hoje: a Festa do Teatro. São 40.000 ingresso distribuidos gratuitamente para que a população possa assistir os melhores espetáculos teatrais em cartaz na cidade durante a semana. Esta é uma ação das mais relevantes em termos culturais. É pouco, muito pouco... mas é muito diante do quase nada que se faz em prol da arte neste país.

Para a grande maioria do público deste evento é a primeira vez que terão a oportunidade de entrar em um teatro como o da FAAP, que cobra no mínimo R$50,00 pelos espetáculos que abriga. Para muitos deles, talvez, seja a primeira vez que entrarão em um teatro. Isso é maravilhoso. Poder proporcionar isso para uma parte da populção que carece de tudo... levar um pouco de poesia para suas vidas. Este é o tipo de coisa que me emociona!

Em tempos de Big Brother, Tequileiras do Funk, Forró Universitário, Rebolation e afins... isto é um oásis no meio de um deserto de almas carentes de arte de qualidade. Cultura e arte não são só entretenimento. Arte é fundamental para a nossa formação. Nos humaniza. Ela está para a alma, assim como o "feijão e o arroz" estão para o corpo. Infelizmente, assim como o "feijão e o arroz", ela falta na vida de um monte de gente. Uma pena... perdem as pessoas e perde o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário