sábado, 10 de abril de 2010

"Quem ilumina aqui sou eu!"

E foi isso que de fato ela fez... iluminou!!! Iluminou o palco e iluminou a vida de quem foi lá para vê-la. A luz daquele dia era diferente. Nunca havia visto Maria Bethânia tão no palco como ontem.
Ela sempre é incrível e seu canto penetra e inebria a todos. Mas ontem, o que testemunhei foi uma outra Bethânia, visivelmente apaixonada, alegre, lépida e faceira dançando, sorrindo, tocando as pessoas por dentro e por fora e se deixando tocar. Seu brilho estava diferente. Seu riso, sua alegria eram evidentes. Quando cantarolou ou versos "do jeito que você me olha, vai dar namoro", surpreendeu a todos e provocou reações que só ela é capaz. Amor, festa e devoção: tudojuntoemisturadonumapessoaso.
Quando vejo Maria Bethânia cantar é como se eu voltasse a ser criança em Santo Amaro. Como se eu me visse de novo indo pra novena de Nossa Senhora, brincando no parque na frente da prefeitura, andando na rua do Amparo tocando as campanhias das casas, sentando na praça em frente ao chafariz. Não é tristeza, não é melancolia... é a nítida sensação de que o tempo passa e com ele leva muita coisa, mas traz outras igualmente bonitas. Lembrança sem tristeza... E foi lindo lembrar e celebrar com sorrisos e não com lágrimas, apesar da emoção ter tomado o corpo.
A noite de ontem foi pura poesia. Alegria inconteste: pelas companhias, pela luz que nos ilumina(va) naquele momento e pela certeza de a vida me leva sempre para o caminho onde as luzes estão acesas e a escuridão não mais assusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário