quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O coiso

Não se assutem... não se trata de uma reedição do famoso quadro da antiga TV Pirata. "O coiso" é única e simplesmente uma "entidade" que me intriga aqui em Angola. Todos falam dele, e só os angolanos é que sabem o que é. Nós, os expatriados (estrangeiros), ficamos na mais profunda ignorância sobre o assunto. Eu me limito a rir toda vez que ouço: primeiro porque acho engraçado e, segundo, porque sei que dali pra frente não entenderei mais a conversa.
Logo que ouvi eles se referirem ao bendito "coiso", achei que seria como o nosso "negócio", que utilizamos quando esquecemos o nome de algo ou alguém e normalmente vem acompanhado da pergunta "que negócio?", para que então possamos explicar. Mas "o coiso" não é assim. Não saberia explicar a sua dinâmica, por isso reproduzo aqui um diálogo de angolanos (hipotético, mas nem tanto) para que vocês percebam meu desespero:
- Como anda a construção lá em Matala?
- Ah... o coiso ficou de meter o coiso lá, mas até hoje não resolveu.
- Mas o coiso não ficou de acertar?
- É, mas o coiso tá emperrado.
- Ah... percebo.
Ele entendeu, mas eu não!!!! O pior de tudo é que em nenhum momento ninguém perguntou "que coiso?", a conversa seguiu normalmente. Eles se entenderam e nós ficamos a "boiare", como eles falam aqui.
É coisa, viu??!!!

Um comentário:

  1. hahhahaha

    ô 'sinha coisinha'(como se diz na bahia), fiquei curiosíssima pra saber o que vem a ser o tal coiso...mas o mistério continua...rs

    ResponderExcluir