terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Nando...

Em uma das muitas entrevistas que venho realizando com crianças aqui em Angola, uma situação em especial me fez rir, diante de tantos relatos tristes. Toda vez que lembro, não contenho o riso. Compartilhei a história com minhas colegas e vira e mexe nos vemos a recorrer à célebre frase do menino de 11 anos.
Segue o diálogo com um grupo de cerca de 40 crianças em uma escola na Provícia do Moxico (que são como os estados no Brasil):
- Vocês acham que vão conseguir fazer o ensino secundário?
- Não sei, por que a escola é na cidade, é longe e a gente não tem dinheiro pra pegar o táxi (que são vans que fazem o "transporte público" por aqui). Se a gente for andando é perigoso, porque aqui tem muito "gatuno" que tomam nossas coisas.
- Ah... aqui tem muito gatuno?! E na escola tem gatuno? (Já rindo)
- Não, aqui não.
Então um menininho com uma cara engraçada, olha para o colega e diz:
- Aqui tem gatuno sim!!
Os outros retrucam, dão um tapa na cabeça dele, mas ele não se deu por vencido. Sussurrando e acenando a cabeça em sinal positivo sentencia, com aquele olhar de criança que faz uma grande revelação:
- O Nando é gatuno!
Eu não me contive... soltei uma gargalhada!!! E toda vez que lembro da cara dele dizendo que "o Nando é gatuno" eu rio sozinha.
O que não tem graça é saber que o que mais tem aqui em Angola são os Nandos. Pra todos os gostos e bolsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário