segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia de branco

Acredito que se perguntarmos a qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, qual é o pior dia da semana, a maioria responderá que é a segunda-feira. A maldita segunda-feira... que tem a capacidade de tornar o cair da tarde de domingo deprimente.

Aqui não seria diferente. Mas, como tudo aqui é diferente... a segunda-feira tem mais uma peculiaridade: é o dia "menos pior" para se sair de carro. O pior dia para se arriscar no trânsito é a terça-feira, quando oficialmente se começa a semana em Luanda.

Eu fiz esta descoberta numa conversa despretensiosa a caminho de uma reunião, quando alguém mui sabiamente explicava porque estava particularmente complicado chegar ao nosso destino naquele dia. O que eu não imaginava é que aquela revelação me proporcionaria um dos momentos mais "hilários" que já vivi aqui. Para que vocês percebam bem a situação, terei que me estender um pouco... mas garanto que valerá a pena ler até o final. Vamos lá!

Aqui, nós identificamos e classificamos os motoristas particulares em duas categorias bem distintas: os ex-candongueiros (vide dicionário de angolês) e os principiantes. É impossível confundí-los... ou era, até conhecermos o Otávio!

Otávio é um motorista recém-contratado da empresa. É um negro forte, cheio de marra, de 1,90m de altura, que usa um ray-ban com armação de plástico branco e faz licenciatura em matemática numa faculdade daqui. Ele dirige de um jeito muito peculiar que provoca ira e risos nos demais passageiros. É meio sem-noção, mas uma alma boa. Como costumamos dizer por aí: o cara é uma figura!!!

Pois então... estávamos voltando do almoço um dia destes e Airi resolve tirar a dúvida atroz que nos consumia desde que ele conduziu pra nós a primeira vez. Perguntou-lhe então se ele havia sido candongueiro. Qual não foi nossa surpresa quando ele disse que sim. Então a conversa se desenrolou até ele nos contar qual era o "seu dia" na candonga. Era a terça-feira.

Quando ele disse que o "seu dia" era a terça-feira ela perguntou por quê, já que a maioria dos relatos demonstravam que os sábados eram os dias prediletos, os que mais rendiam. Foi aí que eu usei a minha descoberta fantástica: é porque terça-feira é o dia de maior movimento aqui. É a segundona dos outros lugares. É o dia em que as pessoas saem para trabalhar, depois do final-de-semana.

Então eu, com toda minha "sapiência", complementei:

- Essa é a origem da expressão "segunda-feira é dia de branco", muito usual no Brasil.

Ela nunca tinha ouvido isso, então foi necessário aprofundar a explicação:

- Segunda-feira é dia de branco porque é dia de trabalho, de quem trabalha. Preto é preguiçoso, portanto não trabalha dia de segunda.

Quando eu ironicamente disse isso, pra minha surpresa, Otávio me sai com essa:

- É isso mesmo!!! Preto é tudo preguiçoso, a gente não gosta de trabalhar não. A gente quer é ganhar a vida sem precisar trabalhar. A gente gosta é de ficar na preguiça... descansando. Chega o domingo a gente toma todas, vai uma cervejinha, uma caipirinha - como vocês falam no Brasil - e na segunda quase ninguém vai trabalhar. Tá todo mundo ressacado!

Eu e Airi nos olhamos e começamos a rir. Não paramos de rir e ele não parou de apresentar argumentos para defender a sua tese. Eu, espantada e rindo nervosamente, só dizia: "É mesmo seu Otávio?".

Ele falou mais um monte de absurdos que, infelizmente, não tenho como reproduzir fielmente. Nós ríamos, incrédulas.

A análise do episódio e todos os seus desdobramentos filosóficos, antropológicos e sociais eu vou deixar para outro dia. É muita emoção para um post só... e afinal, hoje é segunda-feira e eu sou preta, logo...

4 comentários:

  1. Hauhauahuahauhauhauhaa É! Esse papo foi digno de post mesmo! Teve também: "preto gosta de boa vida". Hehehehehe Beijo da Branca trabalhadora! :D

    ResponderExcluir
  2. Não conheço ninguém mais preto que eu. hahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Havia tempo que não lia algo tão seriamente bem humorado.

    ResponderExcluir