quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A voz mais fiel

Eu adoro Maria Bethânia. Poderosa, altiva, hipnótica, transcendental, misteriosa e... antipática! Adoooooro a "antipatia" de Bethânia... e adoro vê-la em vestes de mortal.

Foi num destes raros momentos que vivi uma das situações mais engraçadas de minha vida. Maria Bethânia e meu amigo Fernandinho foram os protagonistas do episódio. Estávamos apenas ele, ela e eu. Até hoje rio ao lembrar. Ainda sou capaz de ouví-la dizer com o semblante entristecido e os braços estendidos em direção à imagem de Nossa Senhora da Purificação:

"- Por que lembrar Minha Daia, Fernandinho??"

Virou jargão. É impossível esquecer: ele humildemente ajoelhado a seus pés, ela contemplativa e soberana sentada em uma cadeira de palha. É o tipo de cena que definitivamente não se esquece.

Fico feliz em guardar algumas semelhanças com ela: nascemos na mesma cidade, somos do mesmo signo, somos filhas de Iansã. Esta última semelhança, com certeza, é a que mais nos aproxima. Somos filhas da senhora dos ventos fortes, dos raios e trovões.

Pierre Verger assim descreve o arquétipo da Oiá-Iansã:

“[...] é o das mulheres audaciosas, poderosas e autoritárias. Mulheres que podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que, em outros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações da mais extrema cólera".

Hoje eu queria homenageá-la e lembrei de um texto escrito pelo Caio, aquele que tanto amo. Ontem ele falou da Clarice. Hoje ele fala de Berré.

Este texto foi publicado no disco Simplesmente o melhor de Bethânia de 1988.

"De jeans e camiseta, cabelo preso, aos gritos de ‘pega, mata e come!’, Bethânia foi musa da esquerda, tempos do show Opinião. Graças ao acaso – se acaso existe e não, destino – que trouxe a menina Berré de Santo Amaro da Purificação, Bahia, para os palcos do centro do país. Peruca canecalon, coberta de colares e pulseiras, gestos largos, recitando Fernando Pessoa e Clarice Lispector - Bethânia foi musa. A voz muito grave, sussurrando versos sensuais, embalou os amores dos casais pelos motéis, rivalizando nas vendas de discos com o rei Roberto Carlos. Prendeu, soltou os cabelos, calçou, tirou os sapatos, largou as gravadoras comerciais, no auge do sucesso, trajetória inversa, tornou-se independente: conquistou o direito de gravar o que gosta, num repertório coerente e fiel à música brasileira.

Foram muitas Bethânias nesses mais de vinte anos. Ou era uma só? O escritor Júlio Cortázar, fã confesso (não fosse um iniciado em magia), afirmava que Bethânia e Caetano são uma única pessoa: Yin/Yang, homem/mulher, Oxóssi/Iansã. Foi muito ‘in’, ficou inteiramente ‘out’ – até ultrapassar as divisões maniqueístas dos manipuladores da opinião pública para ocupar esse lugar muito especial só reservado aos mitos. Bethânia, deusa guerreira, de espada em punho e voz rouca, inconfundível, procurando sempre versos que falem às emoções dos apaixonados. Gosta-se dela como se cai em estado de paixão: além de qualquer razão. E bela. Bela de um jeito que não é comum ser bela, cantora como não é comum ser cantora – nesse desregramento de padrões estéticos, Bethânia funde a aspereza de onde começa o Nordeste com o requinte dos blues de uma Billie Holiday. Cantora diurna das terras crestadas pelo sol, mas também noturna, dos lençóis de cetim úmidos de suor e amor, transita numa carreira de impecável coerência com sua própria criatura: dividida em mel e espada. Padroeira dos apaixonados, também divididos entre o mel e a espada cortante da vingança. Dessa extensa legião, Maria Bethânia é a voz mais fiel."

Caio F.

4 comentários:

  1. Por que fazer isso com Fernandinho, minha Daia!!!!!??????

    ResponderExcluir
  2. hmm Clarice agora Bethânia..... (prazer)

    ResponderExcluir
  3. Amiga de fato foi um momento histórico e hilário, pois pegamos, ou melhor, pegue Bethânia em um momento único e mágico!Além dessa questão que Você abordou: "- Por que lembrar Minha Daia, Fernandinho??" Teve também um momento que reverenciei Ela e expressei dizendo-a :BETHÂNIA VOCÊ PARA MIM É A MAIOR INTERPRETE DO PLANETA TERRA .Ela com um sorriso no rosto e com o brilho no olhar depois do seu Wisk(rs),respondeu:Muito grata Fernandinho,Você sempre gentil,acho tão lindo um Rapaz da sua idade gosta tanto do meu trabalho(como se para o Mundo existisse idade para admirar o trabalho e a elegância dessa grande e eterna Diva Da Musica Popular Brasileira Maria Bethânia)ainda para completar tomamos Wisk e no final descendo as escadaria do seu Trono Ela à levantou com as mãos estendidas com olha fixo para agente, como se fosse uma espécie de “entidade” e despediu se.

    Enfim... Traduzir Bethânia é garimpar o melhor da musica sem sombra de duvida.

    Agora Amiga por que lembrar desse caso minha Daía!hahahah...


    Sério! Parabéns pelo seu Blog e muito grato, mesmo, pela homenagem prestada de um momento tão especial para Mim.Aparentemente simples porém valiosíssimo... Um forte abraço e Paz De Deus!Te AMO.

    Ats,

    Fernando Lisboa.

    ResponderExcluir
  4. Como vcs conseguiram esse encontro com a bethania?

    Juliano (julianotxr@gmail.com)

    ResponderExcluir