quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tudo pode acontecer.

Pois é... esta célebre frase traduz o que senti quando vi a chuva de granizo hoje no município do Andulo. Nunca imaginei que fosse presenciar uma chuva de granizo na África!!! Não sei porque, mas pra mim isso era praticamente impossível. Não entendo de fenômenos metereológicos, mas de fato não imaginava.
Quando penso sobre o fato, o que me vem a cabeça é a coisa, não "o coiso", da capacidade da gente se surpreender. Tem gente que adora dizer: Nada mais me surpreende. Eu adoro dizer... Fiquei supresa!
É evidente que nem toda surpresa é boa, mas a capacidade de se surpreender é fundamental pra que nos relacionemos com o mundo de maneira dinâmica. Eu fico feliz quando a vida me pega distraída e me diz que eu sei bem menos do que supunha, sobre o mundo e as pessoas. Eu fico feliz quando meu queixo cai e os olhos enchem de lágrimas quando eu ouço uma criança daqui dizer que prefere trabalhar na lavra do que brincar, porque é de lá que sai seu sustento. Meu peito explode de alegria quando vejo sorrir com todos os dentes uma pessoa que só tinha motivos pra chorar, pelo menos de acordo com meus valores tortos.
A única surpresa que me desagrada é aquela que vem quando a gente idealiza alguém ou algo e depois descobre que não é nada daquilo que imaginávamos. É quando a gente acha que as pessoas são melhores do que realmente são. É quando olho para trás e vejo que tem gente e coisas que não valem a pena. Nestas ocasiões, olho pra frente, sorrio e uma alegria fugaz vem morar dentro de mim ao lembrar que tudo pode acontecer e o amanhã é uma caixinha de surpresas. De repente uma canção do Chico na voz da Bethânia, um escrito do Caio ou da Clarice, uma risada do Carlos, um sorriso de Rudá, uma cervejinha do boteco cercada dos que amo, um pôr-do-sol ou um abraço amigo me dizem que a vida ainda pode ser feita de doçura e contetamento...

Um comentário:

  1. Pode ter certeza que estarei sempre por perto....você representa muito pra mim preta!!! Mto mesmo...acho que você nem imagina o quanto!

    ResponderExcluir